O T-CODE é um projeto desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, o TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo e os Agrupamentos Escolares do concelho.

Promove o ensino de linguagens de programação nas escolas, capacitando alunos e professores com competências e conhecimentos em diferentes linguagens de programação, promovendo um ambiente educativo de excelência, que combate o insucesso escolar e o abandono escolar precoce e qualifica a população ativa.

Na fase piloto, ano letivo 2018-2019, proporcionou, num universo de cinco escolas dos dois agrupamentos, a cada uma das 10 turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade abrangidas, 12 sessões de aprendizagem da linguagem de programação Scratch envolvendo 216 alunos e 13 professores. Estando o programa numa fase piloto, optou-se por concentrar a aprendizagem neste tipo de linguagem mais acessível, que permite agregar e trabalhar os conceitos apreendidos no âmbito dos programas curriculares das diversas disciplinas e que, simultaneamente, estimula o trabalho estruturado, planificado e em grupo – permitindo enraizar valores como o respeito mútuo pela diversidade de opiniões e trabalhar para o “objetivo comum”. As sessões são lecionadas em sala de aula por formadores do TAGUSVALLEY em parceria com os professores, sendo que, o objetivo futuro é tornar os professores autónomos.

No ano letivo 2019-2020 o projeto está a ser alargado a outras linguagens de programação – Scratch, HTML e Python- e a todas as turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade do concelho – 13 escolas, 30 turmas envolvidas (15 de cada agrupamento), aproximadamente 650 alunos e cerca de 30 professores.

Acreditamos que, com a nossa estratégia, estamos a contribuir para a preparação dos nossos jovens e adultos face às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho e ainda para um pleno exercício da cidadania.

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.